Sensorialidade e prazer; saudabilidade e bem-estar; conveniência e praticidade; confiabilidade e qualidade; sustentabilidade e ética: esses foram os cinco grupos de exigências mais comuns entre consumidores brasileiros de acordo com o Brasil Trends Foods. Entretanto, mesmo com a saúde entre os principais interesses, a OMS (Organização Mundial de Saúde) indentificou que menos de 25% dos brasileiros consomem a quantidade ideal de frutas durante seu dia-a-dia.

Fica claro que queremos nos alimentar de maneira mais saudável, balanceada e equilibrada. A pergunta que não quer calar é: o que separa nosso desejo de comer bem da realidade?

A resposta está na mudança de hábitos da sociedade e no avanço da tecnologia. Hoje, principalmente em centros urbanos, passamos maior parte de nosso tempo no trabalho ou faculdade e se locomovendo para esses locais. Tanto tempo gasto fora de casa faz com que sobre pouco tempo para preparar uma refeição equilibrada e saudável quando chegamos em casa. Justamente essa redução de tempo que fez com que alimentos congelados invadissem nossos pratos pela sua praticidade e agilidade.

Entretanto, todos sabemos que apesar de sua rapidez no preparo, esses alimentos não são saudáveis e que seu sabor não se compara ao de um prato bem feito e variado. E é justamente nesse ponto que a importância de agricultores e produtores. Alimentos minimamente processados e de 4ª gama são excelentes alternativas para quem busca por produtos saudáveis e práticos. Esses produtos já higienizados, limpos, descascados e cortados diminuem o tempo gasto no preparo, porém muitas vezes tem preço elevado mesmo com uma demanda em potencial altíssima.

Sabendo dessa demanda em potencial, os agricultores e produtores deveriam se concentrar mais ainda em minimizar custos e eliminar desperdícios para que esses produtos possam ser disponibilizados por um custo menor, mas sem diminuir sua margem de lucro. A popularização desses produtos através de uma produção mais eficiente é o caminho que os profissionais da área devem seguir se sua visão envolve melhorar a qualidade da alimentação dos brasileiros.

Responda

Copyright © 2017 Todos os direitos reservados.